Naruto Portugal RPG
Sê bem-vindo ao Naruto Portugal RPG! Para teres acesso completo ao conteúdo do fórum, deves fazer Login ou Registar-te.

E o ciclo da vida repete-se! As pacíficas vilas voltam a unir-se para combater um mal em comum. Vem conhecer o melhor e mais antigo role play de Naruto, totalmente em português.

InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Tutorial: Tut #1 Aprendendo a desenhar - Introdução e Conselhos Basicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
itachi dattebayo

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens : 9439

Registo Ninja
Nome: Kazuki Hitsuyaga
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 12650
Total de Habilitações: 383,75

MensagemAssunto: Tutorial: Tut #1 Aprendendo a desenhar - Introdução e Conselhos Basicos   Qui 8 Out 2009 - 12:41

Conselhos Basicos

- Bom, tenho aqui a folha branca, e o lápis, acho que é tudo que preciso. –

- Já imaginei, hoje vou querer por exemplo, desenhar um personagen do rpg estilo naruto, o Kazuki por exemplo, bem, sem mais demora vamos começar.

Segundos depois de ter feito alguns traços na folha

- Bem, isto não está a correr lá muito bem como eu pensava, mas prontos, quem sabe o resto do desenho compensa, oops, que raio de apagão, preciso carregar mais o lápis.

- Epa, isso aqui não era assim que eu queria, nem sequer está como eu imaginei, mas prontos vamos lá desenhar o corpo. –

- Fuck, mais uma vez, o Ângulo não está perfeito, não foi assim que eu tinha planejado desenhar o corpo, o raio da cabeça parece muito grande, e olhem-me só pra isto, não consigo desenhar as fitas –

Depois de ter acabado

- What the Fuck, acabo de ver que apesar do que parece, o cabelo está muito sólido, e também, o raio da mão esquerda está muito pequena. –

- Ahh, odiei o desenho todo, epa, talvez um pouco de cor e ele fica mais bonito, AAFFFFF eu desisto, não tenho mesmo jeito para isto. –

De certeza que quem já foi iniciante em desenho ou quem já desenhou alguma coisa já passou por isso quando não tinha experiencia nenhuma, bem hoje eu vou ensinar-vos a base para ter uma boa iniciação a desenho seja por gostos profissionais ou pessoais.

Correcção:

1º Passo: Aceitar os erros e Corrigi-los

A primeira coisa que devemos saber, é que devemos aceitar os nossos erros e não deixar passa-los de maneira alguma, há sempre que dar uma olhada completa no desenho quando se faz um traço para saber se vai de acordo com a tua imaginação, pois o mais difícil é formular uma ideia que só consegues ver no abstracto.

Usando uma Linguagem mais fácil, podemos dizer é difícil desenhar algo que consegues imaginar na perfeição apenas na tua cabeça

2º Passo: Material

Se querem mesmo fazer desenhos a sério, então aconselho-vos a comprarem algum material para que vos auxiliem na perfeição, mesmo o cartoonista ou mangaka profissional tem sempre os materiais a mão caso contrário nada sai como se deseja.

Que material deves comprar?

Olhe bem para esta fotografia, lá consta o material que consegui comprar até o dia de ontem.

Spoiler:

1- Curvas Francesas – São uma das melhores réguas que podes obter, onde quer que queiras que o ângulo caiba, elas encaixam sempre na perfeição com um pouco de técnica, facilita traçar arcos rápidos e precisos dependendo do tipo de escala que pretendes desenhar.

2- Bolímetros (circulares, Ovais) – Estes são mais do que necessários, Bolímetros, possui um monte de circunferências de vários tamanhos que te irão ajudar a fazer círculos exactos.

3 – Esquadros, Transferidores, Reguas e Compassos – Outro material bastante util para traçar rectas e linhas paralelas na folha, podem variar de tamanho dependendo das tuas acções.

4 – Lápis, porta-minas e borrachas. – O mais básico quem gosta de desenhar tem no mínimo 2 lapis com tonificação diferentes, elas variam ou seja. Vai de HB a B.
-Os lápis do tipo B são os mais caros, vão de 1 a 6, sendo o B6 o lápis com maior tonificação, nos HBs, o HB2 e HB são os mais conhecidos e mais usados na sociedade e também o mais barato.

- Eu trabalho com 3 tipos de Lápis, HB, HB2, e HB4 (raramente aparece), dependendo da marca uns facilitam mais quando estamos a fazer traços e outros tem a camada mais dura requerendo um pouco menos de suavidade.

- Porta-minas trabalho com 0,5 e 0,7, são bastante finos e fazem sempre as estruturas antes de começar a dar forma.

3º Passo: Técnica

Base.
O mais importante é ter uma base bastante sólida, por isso é bom saber desenhar figuras geométricas, pois elas fazem todos os tipos de desenho que existe, não te sintas aborrecido, se perderes uns bons dias fazendo quadrados, círculos, linhas, cones, e outras figuras que conseguires, irás desenvolver uma base sólida que irá impedir muitos erros como:
Linhas desordenadas ou tortas, que nos fazem obter aqueles tipos de comentários acima ou como o desenho representado aqui em baixo.

A lenda do STICK MAN

Quem não foi Fan do Stick Man? Eu quando tinha os meus 9, 7 anos, sentava na areia e desenhava um monte de lutas feitas pelo Stick Man, o Stick Man é o Desenho mais famoso do mundo e o mais fácil de se fazer.
O Stickman é a Chave para desenhar um corpo antes de começar a dar forma, transmitir uma ideia do Abstracto para a folha na maioria das vezes é feita em Stickman, só depois é que se passa a forma,

Nada aperfeiçoa-se sem pratica, pois é necessário muita para evoluir em desenho, para terminar o tutorial eu vou aconselhar que desenhem um monte de figuras geométricas até escrever o primeiro tutorial onde vamos começar a falar sobre anatomia básica.
Até lá boa sorte e tenham muita dedicação.

By: Itachi Dattebayo
http://www.myspace.com/eddywang
GhosTTerroR

Administrador | Outras Vilas

Número de Mensagens : 6021

Registo Ninja
Nome: Nara Artemiza
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro):
Total de Habilitações: 53,5

MensagemAssunto: Re: Tutorial: Tut #1 Aprendendo a desenhar - Introdução e Conselhos Basicos   Qui 8 Out 2009 - 12:54

Eu não gosto muito de réguas e outras ferramentas para além dos lápis/grafite e borracha.
No entanto, sim, é sempre uma ajuda segura para quem as sabe utilizar da melhor forma.

Um concelho que posso passar, e eu confesso ter dificuldade em pôr em prática é:
> Fazer sempre traços seguros e com confiança, mas leves. <
Devem-se fazer traços únicos e definidos e não "vários pequenos traços". Depois se o traço ficar mal, corrige-se com outro traço e, no fim, quando se tem uma noção dos traços mais correctos, faz-se um traço mais pesado, mas sempre unico, confiante e continuo.

Já tentei pôr isto em prática, mas ainda não consegui, no entanto é uma dica usada por quem percebo do assunto.
http://www.myspace.com/ghostterror
itachi dattebayo

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: Tutorial: Tut #1 Aprendendo a desenhar - Introdução e Conselhos Basicos   Qui 8 Out 2009 - 13:05

@GhosTTerroR escreveu:
Eu não gosto muito de réguas e outras ferramentas para além dos lápis/grafite e borracha.
No entanto, sim, é sempre uma ajuda segura para quem as sabe utilizar da melhor forma.

Um concelho que posso passar, e eu confesso ter dificuldade em pôr em prática é:
> Fazer sempre traços seguros e com confiança, mas leves. <
Devem-se fazer traços únicos e definidos e não "vários pequenos traços". Depois se o traço ficar mal, corrige-se com outro traço e, no fim, quando se tem uma noção dos traços mais correctos, faz-se um traço mais pesado, mas sempre unico, confiante e continuo.

Já tentei pôr isto em prática, mas ainda não consegui, no entanto é uma dica usada por quem percebo do assunto.

Se referes em tracejar o desenho concordo xd pois era assim que eu desenhava, e não é um método muito apropriavel.

Eu já passei por uma série de ensinamentos de traços, desde molas a linhas dobraveis, tenho um amigo que hoje tenta fazer dois desenhos com os mesmos traços. ^^

O importante é fazer figuras, geomêtricas, elas ajudam imenso a fazer seja que tipo de traço for.
killer999

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens : 12265

Registo Ninja
Nome: Angelus
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 31866
Total de Habilitações: 693,75

MensagemAssunto: Re: Tutorial: Tut #1 Aprendendo a desenhar - Introdução e Conselhos Basicos   Qui 8 Out 2009 - 14:17

Dois outros materiais muito bons são as mãos, mais precisamente os dedos, e um cotonete dá para fazer bastantes efeitos com eles, especialmente as sombras
http://www.dragonball-pt.info
itachi dattebayo

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: Tutorial: Tut #1 Aprendendo a desenhar - Introdução e Conselhos Basicos   Sex 9 Out 2009 - 17:31

Dessa não sabia ^^

ainda tenho de fazer uma coisa, para escrever o proximo tutorial ^^
killer999

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: Tutorial: Tut #1 Aprendendo a desenhar - Introdução e Conselhos Basicos   Sab 10 Out 2009 - 10:42

Passas a saber, estamos sempre a aprender
Fuku Hachi

Número de Mensagens : 43

Registo Ninja
Nome: Fuku Hachi
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 300
Total de Habilitações: 24

MensagemAssunto: Re: Tutorial: Tut #1 Aprendendo a desenhar - Introdução e Conselhos Basicos   Qua 4 Nov 2009 - 2:25

Conselho para quem queira seguir desenho profissionalmente: começar por desenhar pelo real e depois ir para manga e afins (ou, melhor ainda, desenvolver um estilo próprio) pois meus amigos, para quebrarem as regras, têm de sabê-las primeiro. Acreditem, eu arrependi-me...

Mas como hobby a coisa torna-se bem diferente :3 e há umas quantas dicas que gostaria de dar relativamente ao tamanho do corpo (para uns como para outros).

O corpo de um adulto mede entre 7 a 8 cabeças (é claro que medimos com a cabeça da mesma pessoa que estamos a medir, não sejam tolinhos...). Se fizerem cabeças demasiado grandes para um adulto podem habilitar-se a que pareça demasiado infantil (porque as crianças têm uma cabeça maior do que os adultos, relativamente falando)

http://rodapedohorizonte.files.wordpress.com/2009/06/naruto3.jpg esta é uma boa imagem manga onde podem ver isso mesmo. o Naruto tem cerca de 5 cabeças e meio de medida, enquanto o Iruka tem 7

Outra dica, isto se tiverem photoshop (e souberem minimamente usá-lo) ou outro programa onde possam trabalhar com channels- se esboçarem a forma do corpo a azul, verde ou vermelho (se a imagem estiver em modo RGB) e depois passarem a tinta ou mesmo ate só lápis de carvão, se forem de abrirem a imagem no dito cujo programa e forem aos channels (no photoshop ao lado dos layers) e carregarem no da cor a que esboçaram, a linha de esboço desaparece (quase) por completo!

Ou seja isto, depois de carregar no channel Blue e pôr em Gray Mode e mudar os Levels até estar satisfeita, vira isto.

PS: UM NINJA DESAPARECE E APARECE QUANDO LHE BEM APETECE LOGO EU NÃO TENHO DE DAR JUSTIFICAÇÕES A NINGUÉM KTHXDIE
http://www.unowen.net/tegaki/uentries.php?u=43875
GhosTTerroR

Número de Mensagens : 6021

Registo Ninja
Nome: Nara Artemiza
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro):
Total de Habilitações: 53,5

MensagemAssunto: Re: Tutorial: Tut #1 Aprendendo a desenhar - Introdução e Conselhos Basicos   Qui 5 Nov 2009 - 9:45

Boas dicas! Isso do estilo próprio é bem díficil, mas muito interessante. XP
http://www.myspace.com/ghostterror
killer999

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: Tutorial: Tut #1 Aprendendo a desenhar - Introdução e Conselhos Basicos   Qui 5 Nov 2009 - 10:39

Primeiro tem de se começar por algum lado, depois é que se vai formar o nosso próprio estilo, não nasce logo
itachi dattebayo

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: Tutorial: Tut #1 Aprendendo a desenhar - Introdução e Conselhos Basicos   Qui 5 Nov 2009 - 11:22

E mais uma coisa, esse tutorial não é sobre desenhar cabeças mas sim sobre o que fazer antes de desenhar cabeças e corpos, não se pode começar pelo fim sem saber o principio.
Nocas

Número de Mensagens : 138

Registo Ninja
Nome: Mizuki Yin
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 5188
Total de Habilitações: 28,75

MensagemAssunto: Re: Tutorial: Tut #1 Aprendendo a desenhar - Introdução e Conselhos Basicos   Qui 5 Nov 2009 - 18:12

Um bom tutorial datte \o/

Uma coisa muito imporante é arriscar, não podem ter medo de desenhar só porque pensam: "Ñão sei. Não consigo" têm de arriscar, exprimentar e praticar, pode nao ficar bem á primeira, ou á segunda ou mesmo á terceira, mas toda a gente aprende com os proprios erros e vão ver que se não desistirem vão conseguir ^^
http://stones-of-faith.deviantart.com/

Tutorial: Tut #1 Aprendendo a desenhar - Introdução e Conselhos Basicos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
A tua mensagem foi automaticamente gravada. Poderás recuperá-la caso aconteça algum problema
Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Naruto Portugal RPG :: Portal do Mundo dos Ninjas :: Regras do fórum e do Role Play :: Tutoriais-
'); }