Naruto Portugal RPG
Sê bem-vindo ao Naruto Portugal RPG! Para teres acesso completo ao conteúdo do fórum, deves fazer Login ou Registar-te.



E o ciclo da vida repete-se! As pacíficas vilas voltam a unir-se para combater um mal em comum. Vem conhecer o melhor e mais antigo role play de Naruto, totalmente em português.
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 [Tutorial] O ABC da crítica construtiva

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Shibiusa

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha
avatar

Sexo : Feminino
Idade : 26
Localização : Jardim à beira-mar plantado
Número de Mensagens : 3515

Registo Ninja
Nome: Ayame Midori
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 5470
Total de Habilitações: 228,5

MensagemAssunto: [Tutorial] O ABC da crítica construtiva   Sab 7 Jul 2012 - 20:23

O ABC da crítica construtiva (com base no NRPG)

Acabaste de ler uma missão/treino e gostavas mesmo de dar o teu parecer ou há um duelo a decorrer que precisa do teu voto. Mas não sabes como fazer? Vamos fazer um pequeno teste.

Citação :
1. "Fico bom." Não. O que não ficou nada bom foi o comentário. Lê o tutorial.
2. "Fez-me rir, por isso está bom/vou votar no Quinzinho." Esse é o teu único argumento para defenderes a tua opinião? Aconselho a leres o tutorial para teres mais ideias.
3. "O XPTO é tão parvo, continua." Ok, pronto, deste a tua opinião sobre a personagem. Foi só isso que retiraste de um texto? Continua a ler o tutorial.
4. "Gostei muito da maneira como utilizaste as personagens. Respeitaste os seus limites e a sua aprendizagem, conseguiste utilizar a personagem Y de uma maneira adequada, apesar de ser um pouco mais fraca em relação à outra/às outras. Tens uma escrita que flui bastante bem e as tuas descrições são bastante claras. No entanto, o final fez-me ficar com dúvidas, visto que fizeste uma reviravolta inesperada e que poderia ir contra a personalidade da personagem Z." Que estás a fazer aqui? O teu comentário foca vários pontos importantes, parabéns!

Há elementos básicos de construção de texto que se devem ter em conta quando se está a escrever um texto e há elementos textuais que devem ser reparados pelo leitor.

Elementos básicos de construção de texto
- Participantes
- Apresentação das personagens
- Motivação dos participantes
- Utilização das personagens
- Finalização

Os participantes são o mais simples de identificar. Estará no título ou no primeiro post do tópico. Para o escritor, este é um ponto fundamental, uma vez que precisará de analisar as fichas do seu companheiro/adversário. Para o leitor, é importante também conhecê-las ou informar-se antes de fazer a sua crítica.
A apresentação das personagens é o primeiro tópico a ser desenvolvido em cada texto. Apresentar as personagens envolvidas e iniciar o texto calmamente é uma das dicas. Iniciar uma relação entre as personagens, como se faria normalmente num trabalho em equipa.
A motivação das personagens refere-se a se elas estão confiantes ou não, se estão por vontade própria ou foram obrigadas, se têm motivos alternativos para fazerem o treino/missão/duelo (por exemplo, recompensa). Fazer um pouco de leitura psicológica para entrar dentro das personagens e percebê-las, de modo a tentar que o leitor também as entenda.
A utilização das personagens é o principal ponto a ter em conta e é o ponto mais difícil de criticar, visto que é influenciado por vários factores. Falarei mais detalhadamente mais à frente em alguns dos elementos textuais que podem ajudar a criticar esta parte.
A finalização é o atingir do clímax para dar o golpe final ou terminar adequadamente o texto. Deve ter-se em conta que todo o texto deve trabalhar em direcção ao culminar da emoção de modo a despertar algum tipo de emoção no próprio leitor.

Elementos textuais
Os elementos textuais são aqueles que podem e devem ser nomeados pelo leitor. Afinal, o escritor precisa sempre de uma opinião externa para evoluir desde que seja construtiva. Se o teu comentário se enquadrava dentro dos 3 primeiros, estas são algumas ideias para comentar, a par dos elementos básicos:

- Descrições (estão suficientes, estão escassas, são inexistentes? Maravilharam-te?)
- Coerência (ponto muito importante! O escritor teve em atenção as habilitações e as restrições dos jutsus? Disse barbaridades no texto que não fazem sentido nenhum?)
- Fluência (Conseguiu manter a mesma motivação? Se não, porquê? Começou bem e acabou abruptamente? Pareceu apressado? E as reviravoltas no enredo, parecem plausíveis? Conseguiu seguir correctamente a estrutura de um texto? Como foram as lutas? Fluídas ou desleixadas?)
- Personagens (Houve alguma evolução? Cativaram-te? Odiaste a maneira como utilizou a outra personagem? Gostaste daquela personagem nova? Foi bem utilizada?)
- Gramática (tempos verbais correctos? Erros ortográficos?)
- Toque do autor (conseguiste perceber qual é o estilo ou o toque que o escritor dá aos seus textos? O que achas da sua comédia, do seu drama, do seu romance? Quais são os seus pontos fortes?)

Para finalizar uma crítica, pode-se fazer uma pequena recapitulação dos pontos referidos e colocá-los em pontos fortes e pontos fracos. Por exemplo:
Citação :
Pontos fortes
- Descrições bem elaboradas
- Comédia na dose certa
- Bom trabalho em equipa

Pontos fracos
- Pouca atenção dada à personagem Y
- Algumas incoerências nos tempos verbais
Isso pode ajudar o escritor a estar mais atento para um futuro treino/missão/duelo.

Não se esqueçam: estamos todos aqui para nos ajudarmos uns aos outros e a opinião de cada um é importante!
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
[Tutorial] O ABC da crítica construtiva
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
A tua mensagem foi automaticamente gravada. Poderás recuperá-la caso aconteça algum problema
Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Naruto Portugal RPG :: Portal do Mundo dos Ninjas :: Regras do fórum e do Role Play :: Tutoriais-
'); }