Último Episódio: Naruto Shippuden Epsódio 263| Último Capítulo: Naruto 586| Naruto SD: Episódio 7.
Naruto RPG
Bem-vindo visitante! Para ter acesso completo ao conteúdo do fórum deves fazer Login ou Registar-te

InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seLogin

Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa 5 5 2
Compartilhe | 

Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte

Preferes ler textos escritos em?
1ª Pessoa
25%
 25% [ 3 ]
3ª Pessoa
75%
 75% [ 9 ]
Total dos votos : 12

AutorMensagem
RiD3R

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens: 1861

Registo Ninja
Nome: Uchiha Kakushi
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 3285
Total de Habilitações: 90,25

MensagemAssunto: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Seg Fev 06 2012, 15:27

Como a pergunta diz, este tópico serve para ficarmos a saber se preferem ler textos que são escritos na primeira ou na terceira pessoa.

Normalmente, eu gosto mais de textos na primeira pessoa pois consigo perceber a história através da perspectiva do próprio personagem e compreende-se melhor o porquê das suas atitudes. E vocês?

Iryo-nin

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens: 1248

Registo Ninja
Nome: Yamanaka Hana
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 160
Total de Habilitações: 156

MensagemAssunto: Re: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Seg Fev 06 2012, 15:38

Me gusta 3ª pessoa, consigo ver todas ações, saber todos pensamentos e não fico limitado à visão de somente uma personagem.

O ponto negativo é não passar a mesma emoção que o texto escrito em 1ª pessoa, este é um bom meio para transmitir melhor o medo ou excitação.

Ainda assim prefiro a 3ª por ter uma visão mais ampla^^
Shibiusa

Membro | Konoha
Membro | Konoha

Número de Mensagens: 928

Registo Ninja
Nome: Ayame Midori
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 230
Total de Habilitações: 35,25

MensagemAssunto: Re: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Seg Fev 06 2012, 16:35

Não só odeio, como abomino 1ª pessoa (é uma das minhas razões para não ler certos livros). Odeio ficar limitada ao que aquela pessoa vê, sente, analisa. Para além de que a escrita na 1ª pessoa vale 0 na maioria das coisas, se forem a comparar. Yeah, estou a falar a sério. Comparem Stephenie Meyer (escrita horrível, sorry) a Juliet Marrilier ou até a Inês Botelho (as únicas pessoas que li até hoje que de facto conseguem fazer uma 1ª pessoa decente). Apareceu uma enchente de livros na 1ª pessoa depois desta coisa (sim, a do Twilight, não tenho outro nome para a caracterizar) publicar e grande parte deles vale zero. Agora comparem isso com a escrita da J.K.Rowling, Tolkien, Inês Botelho (todos os livros dela à excepção do "O passado que seremos" são na 3ª pessoa, se bem me recordo) e vejam se não tenho razão. 3ª pessoa é mais complicado, admito. Talvez seja isso que faz as pessoas correrem para a 1ª pessoa. Eu faço uma coisa diferente. Faço 3ª pessoa com narrador omnisciente. Assim continua a ser 3ª pessoa e sente-se como 1ª pessoa para todas as personagens. O texto fica muito mais elaborado, temos toda a liberdade para fazer o que quisermos. Lamento ter uma opinião tão dura, mas não consigo mesmo ler algo que me irrita. ^^"
http://bleachportugal.forumeiros.com
RiD3R

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens: 1861

Registo Ninja
Nome: Uchiha Kakushi
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 3285
Total de Habilitações: 90,25

MensagemAssunto: Re: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Seg Fev 06 2012, 17:47

Shibi, na minha opinião, a qualidade de um texto não é definida pelo facto de este ser escrito na 1ª ou 3ª pessoa. Eu até concordo quando dizes que a 3ª pessoa acaba por ser mais fácil mas, no fim de contas, tudo depende da capacidade de escrita do autor ^^

Vini

Membro | Suna
Membro | Suna

Número de Mensagens: 803

Registo Ninja
Nome: Arano no Chi
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 0
Total de Habilitações: 24

MensagemAssunto: Re: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Seg Fev 06 2012, 18:03

Shibiusa escreveu:
Não só odeio, como abomino 1ª pessoa (é uma das minhas razões para não ler certos livros). Odeio ficar limitada ao que aquela pessoa vê, sente, analisa. Para além de que a escrita na 1ª pessoa vale 0 na maioria das coisas, se forem a comparar. Yeah, estou a falar a sério. Comparem Stephenie Meyer (escrita horrível, sorry) a Juliet Marrilier ou até a Inês Botelho (as únicas pessoas que li até hoje que de facto conseguem fazer uma 1ª pessoa decente). Apareceu uma enchente de livros na 1ª pessoa depois desta coisa (sim, a do Twilight, não tenho outro nome para a caracterizar) publicar e grande parte deles vale zero. Agora comparem isso com a escrita da J.K.Rowling, Tolkien, Inês Botelho (todos os livros dela à excepção do "O passado que seremos" são na 3ª pessoa, se bem me recordo) e vejam se não tenho razão. 3ª pessoa é mais complicado, admito. Talvez seja isso que faz as pessoas correrem para a 1ª pessoa. Eu faço uma coisa diferente. Faço 3ª pessoa com narrador omnisciente. Assim continua a ser 3ª pessoa e sente-se como 1ª pessoa para todas as personagens. O texto fica muito mais elaborado, temos toda a liberdade para fazer o que quisermos. Lamento ter uma opinião tão dura, mas não consigo mesmo ler algo que me irrita. ^^"

Tal e qual, sinceramente esta é uma da razão porque não acompanho muitas histórias aqui até... Não consigo ler muito menos escrever na primeira. Acho que a 3ªpessoa dá mais liberdade e na minha opinião deixa mais agradável o texto (claro que isto é para mim). Nem sabia que o Twilight era escrito na 1ªpessoa xd nunca me interessei pelos livros.
SupeRaul

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens: 2490

Registo Ninja
Nome: Broly Ruther
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 30984
Total de Habilitações: 500,25

MensagemAssunto: Re: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Seg Fev 06 2012, 18:22

Votei na 3ª pessoa pelos motivos já referidos xd

Gosto também de ler algo na primeira pessoa, é diferente e entramos melhor na mente do protagonista. Se for um tipo com uma personalidade que me fascine a leitura torna-se muito interessante para mim (o que não é o caso da Bella de Twilight de certeza LOL xd), mas na 3ª os textos são geralmente bem mais interessantes.

"Deixa-me mostrar-te o quão doloroso e repugnante é matar um homem.”
Broly Ruther
Spoiler:

Shibiusa

Membro | Konoha
Membro | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Seg Fev 06 2012, 18:34

RiD3R escreveu:
Shibi, na minha opinião, a qualidade de um texto não é definida pelo facto de este ser escrito na 1ª ou 3ª pessoa. Eu até concordo quando dizes que a 3ª pessoa acaba por ser mais fácil mas, no fim de contas, tudo depende da capacidade de escrita do autor ^^

Sim, tens razão que a qualidade de um texto não é definida pela pessoa. No entanto, não podes negar que tenho razão quando digo que a grande maioria dos livros/textos na 1ª pessoa não presta. Li "O Passado que Seremos" da Inês Botelho. É escrito na 1ª pessoa e achei brilhante. Escrita extremamente elaborada, mesmo muito bem executado. Claro que adorei o livro. No entanto, é fácil ver a qualidade de um texto/livro quando pegas no próprio livro e lês um bocado. Consegues ver o quão brilhante ou o quão horrível é se pegares nele e analisares. E devo dizer que esta epidemia da 1ª pessoa diminuiu em muito a cultura literária actual (e tudo começou com o vomitado literário de Twilight, com o qual imensa gente começou a achar que podia publicar, já que aquela treta tinha sido publicada. Não é nada difícil fazer igual ou ligeiramente superior àquilo). É muito difícil encontrar uma 1ª pessoa que realmente tenha qualidade. O que não significa que não exista. ^^
Vini escreveu:
Shibiusa escreveu:
Opinião omitida no quote para não aumentar o tamanho do post. Vai lá acima ver xd

Tal e qual, sinceramente esta é uma da razão porque não acompanho muitas histórias aqui até... Não consigo ler muito menos escrever na primeira. Acho que a 3ªpessoa dá mais liberdade e na minha opinião deixa mais agradável o texto (claro que isto é para mim). Nem sabia que o Twilight era escrito na 1ªpessoa xd nunca me interessei pelos livros.

Sim, é escrito na 1ª pessoa e começou esta epidemia... Infelizmente. ^^"
Claro que já escreveram na 1ª pessoa antes, mas, por alguma razão, desde que aquilo apareceu que a cultura literária começou a perder qualidade. Especialmente quando escrita na 1ª pessoa... Algo que é realmente triste. Tenho pena que haja gente a pensar que consegue publicar qualquer treta. ^^"
Tsutao

Administrador | Nukenin
Administrador | Nukenin

Número de Mensagens: 1493

Registo Ninja
Nome: Katsu Imagawa
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 0
Total de Habilitações: 236,75

MensagemAssunto: Re: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Seg Fev 06 2012, 18:36

Hmm... nisso já não tenho a certeza... Por um longo tempo eu "percorri" na terceira pessoa, era complicado e às vezes trocava com a 1ª. Troquei para a 1ª oficialmente e, até hoje, tenho vindo sempre a escrever assim.

Sinceramente, também prefiro a 3ª pessoa, mas serei eu a inventar a segunda hmmm

Voto na 2ª Very Happy

Noites de Sexta-feira babes:

Noites de segunda-feira:

"Eu não sou burro, o mundo é que não entende a minha inteligência..." - Típica desculpa de quem tirou 2 num Teste de Mat
http://www.narutoportugalrpg.com/rpg_sheet_edit.forum?tid=12c1c6fdacba91fef652722268443118
Kiba

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens: 3407

Registo Ninja
Nome: Uchiha Hayato
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 1440
Total de Habilitações: 260

MensagemAssunto: Re: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Seg Fev 06 2012, 19:02

Depende da história, dos personagens em questão e do autor. Gosto mais de ler em primeira pessoa, faz com que me sinta num papel activo numa certa situação. Mas lá está, se for uma história em que se pretende aprofundar mais do que uma personagem é de facto a escolha errada escrever na primeira pessoa.

Shibiusa escreveu:
Para além de que a escrita na 1ª pessoa vale 0 na maioria das coisas, se forem a comparar.

Tens que experimentar Sergei Lukyanenko então, não te fiques pelo que é mainstream e vês que há excelentes trabalhos tanto na primeira como na terceira pessoa.

EDIT: Para além de que tens o famoso Utopia, que eu ando a ler agora, do Thomas More que é em primeira pessoa e é simplesmente brilhante.

"The weaker you are the louder you bark."

Shibiusa

Membro | Konoha
Membro | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Seg Fev 06 2012, 19:29

Kiba escreveu:
Depende da história, dos personagens em questão e do autor. Gosto mais de ler em primeira pessoa, faz com que me sinta num papel activo numa certa situação. Mas lá está, se for uma história em que se pretende aprofundar mais do que uma personagem é de facto a escolha errada escrever na primeira pessoa.

Shibiusa escreveu:
Para além de que a escrita na 1ª pessoa vale 0 na maioria das coisas, se forem a comparar.

Tens que experimentar Sergei Lukyanenko então, não te fiques pelo que é mainstream e vês que há excelentes trabalhos tanto na primeira como na terceira pessoa.

EDIT: Para além de que tens o famoso Utopia, que eu ando a ler agora, do Thomas More que é em primeira pessoa e é simplesmente brilhante.

O mainstream não presta, por isso é que disse que a maioria dos livros na 1ª pessoa vale zero (agora a 1ª pessoa é mainstream). Eu já disse que tinha lido livros na 1ª pessoa e gostado. Há pérolas nesse tipo de escrita. Mas aí está, é difícil encontrar livros decentes nessa pessoa. Prefiro a 3ª pessoa acima disso, sem dúvida, mas, pelos vistos, está a entrar em extinção... Agora ando a ler uma trilogia da Trudi Canavan. Uma escritora que é um verdadeiro achado. ^^
Os do Sergei Lukyanenko estão na minha wish list. Não os encontro em lado nenhum... Mas não sabia que eram na 1ª pessoa xd
Suaztik'

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens: 685

Registo Ninja
Nome: Inuzuka Hikaru
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 100
Total de Habilitações: 24

MensagemAssunto: Re: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Seg Fev 06 2012, 23:07

Sinto-me bem a escrever nos dois tipos. Quando comecei a jogar, escrevia na terceira pessoa, mas habituei-me a escrever na primeira e é assim que escrevo. Mas não tenho problemas em escrever na 3ª. Portanto, não voto xd

Spoiler:

itachi dattebayo

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens: 9022

Registo Ninja
Nome: Kazuki Hitsuyaga
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 2171
Total de Habilitações: 340

MensagemAssunto: Re: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Ter Fev 07 2012, 03:54

Eu votei na 3ª pessoa, e o mais engraçado foi ver a Shibi neste post a Explodir, uma vez que ela já o fez eu não faço mais xd De facto Eu odio ficar limitado aos pensamentos e análises de uma só pessoa, e não ter uma visão ampla na optica de todos integrantes de um livro, eu perco logo o interesse, principalmente quando começam a deixar de ser objectivos e começam a referir-se as coisas como se estivessem a declamar um poema...

012 New

Historial Kazuki Histuyaga:Aqui
[quote="InKatd"]
Citação:

'Sa foda perder, 'Sa foda pontos, escreve por prazer e para pessoas lerem algo bom.
http://www.myspace.com/eddywang
Brufan

Membro | Kiri
Membro | Kiri

Número de Mensagens: 195

Registo Ninja
Nome: Shimizu Aruko
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 4320
Total de Habilitações: 81,25

MensagemAssunto: Re: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Ter Fev 07 2012, 11:06

Well, acho que a perspectiva depende bastante da capacidade de escrita do autor. Há trabalhos em 1ªpessoa tão ou mais brilhantes do que alguns em 3ª. Não depende obrigatoriamente do ponto de vista, mas mais do estilo de quem escreve.
Tal como a Shibi disse, a escrita em 1ªpessoa tem vindo a ser banalizada (tal como o tema de vampiros) depois do triste aparecimento da série Twilight, e por isso mesmo, grande parte de quem publica, escolhe este tipo de POV sem qualquer tipo de cuidado na sua execução porque depreende que isso basta para ter sucesso.
Como já disseram aqui, há cenas em que adoro lê-las tanto na 1ª como na 2ª pessoa, especialmente aquelas que carregam uma carga emocional bastante elevada, mas admito que na maioria das vezes me sinto mais atraida por histórias em 3ª. No entanto, isto não é algo que me influencie por aí além: se gostar do enredo, das personagens e do estilo do autor, leio a história sem problemas ^^
Shibiusa

Membro | Konoha
Membro | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Ter Fev 07 2012, 15:58

Brufan escreveu:
Well, acho que a perspectiva depende bastante da capacidade de escrita do autor. Há trabalhos em 1ªpessoa tão ou mais brilhantes do que alguns em 3ª. Não depende obrigatoriamente do ponto de vista, mas mais do estilo de quem escreve.
Tal como a Shibi disse, a escrita em 1ªpessoa tem vindo a ser banalizada (tal como o tema de vampiros) depois do triste aparecimento da série Twilight, e por isso mesmo, grande parte de quem publica, escolhe este tipo de POV sem qualquer tipo de cuidado na sua execução porque depreende que isso basta para ter sucesso.
Como já disseram aqui, há cenas em que adoro lê-las tanto na 1ª como na 2ª pessoa, especialmente aquelas que carregam uma carga emocional bastante elevada, mas admito que na maioria das vezes me sinto mais atraida por histórias em 3ª. No entanto, isto não é algo que me influencie por aí além: se gostar do enredo, das personagens e do estilo do autor, leio a história sem problemas ^^

^ This. Obrigada por passares o meu ponto de vista sem ser de maneira explosiva. Faço-te quote integralmente xd
Já li e já escrevi na 1ª pessoa. Simplesmente não me dou bem com a escrita nessa pessoa (sinto-me limitada). Admito que é algo que não aprecio de todo por muitas vezes se perder a objectividade e a qualidade (se bem que também existe bastante shitty stuff na 3ª pessoa). Depois vemos personagens piegas (fazendo quote ao Primeiro-Ministro), histórias banais (Twilight anyone?) e ideias cliché (Twilight, Hush Hush e todas as obras shitty like hell que foram publicadas nos últimos tempos com exactamente as mesmas ideias. Basicamente e perdoem-me os termos, os "wet dreams" das escritoras que já eram suposto ser adultas). Claro que analiso primeiro todos estes pontos antes de desistir das coisas. Temos que ser críticos xd
E fico contente por não ser a única a achar que a escrita na 1ª pessoa desceu imenso de qualidade desde que aquela treta foi publicada. De facto, se aquilo foi publicado, não é necessária muita qualidade para se ser publicado também e é algo que... Pronto. Irrita bastante porque começam a tomar obras de péssima qualidade por algo bom com o argumento de ter sido publicado. Adorava que as pessoas (generalizando, claro) tivessem mais espírito crítico no sentido de analisar correctamente o que é uma boa obra sem utilizar aquele argumento que, pelos vistos, perdeu todo o seu sentido. Se há uns tempos apenas quem era bom conseguia publicar, hoje em dia qualquer Zé Ninguém publica. O que é triste.

EDIT: Lembrei-me da campanha da Fnac "Troque os Maias pela Meyer". Isto diz muito da cultura literária actual. É mesmo mesmo triste...
Brufan

Membro | Kiri
Membro | Kiri

Número de Mensagens: 195

Registo Ninja
Nome: Shimizu Aruko
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 4320
Total de Habilitações: 81,25

MensagemAssunto: Re: Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa   Ter Fev 07 2012, 16:04

Shibi escreveu:

Se há uns tempos apenas quem era bom conseguia publicar, hoje em dia qualquer Zé Ninguém publica. O que é triste.

So very very true

Shibi escreveu:
EDIT: Lembrei-me da campanha da Fnac "Troque os Maias pela Meyer". Isto diz muito da cultura literária actual. É mesmo mesmo triste...

WHAT?! A sério?!
The world is doomed

Textos escritos na 1ª ou 3ª pessoa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Naruto RPG :: Portal do Mundo dos Ninjas :: Mundo Real :: Discussão Geral-